INSTITUCIONAL
HISTÓRIA
Evento que ocorre desde 1998, o Encontro Estadual do NEA reúne empresários, colaboradores e fornecedores do estado inteiro, que buscam novidades na área, troca de experiências, aprimoramento profissional e aumento da rede de relacionamento. A Programação acontecia em um dia, sendo sempre aos sábados, contando com palestras técnicas de maneira expressiva, algumas Palestras gerenciais e feira de Auto Peças. A cada ano, crescia o número de participantes e de empresas expositoras na Feira Automotiva. O Encontro acontecia em diferentes cidades no estado e contava com público médio de 2000 pessoas.
No ano de 2010 com o número crescente de visitas de caravanas de outros estados para conhecer os produtos e projetos do NEA-SC, foi lançado o desafio do I Encontro Nacional de Automecânicas, a Programação também mudou para dois dias de evento, tendo no primeiro dia foco Gerencial e no segundo Palestras técnicas e Feira de Auto Peças, na primeira edição Nacional contamos com a participação de 5 estados, no evento foram apresentadas ações desenvolvidas no setor de reparação de cada estado para troca de experiências. Com o formato tendo abrangência Nacional o evento conseguiu maior expressividade no setor e também mais qualidade tendo a oportunidade de apresentar a realidade de outros estados e quebrando assim antigos paradigmas.
Em 2013 na 16° Edição do Encontro Estadual e 2° Edição do Encontro Nacional aconteceu na cidade de Jaraguá do Sul, foi quando mudou o nome para ENFAUTO – Encontro Nacional e Feira Automotiva.
Em 2015 A ENFAUTO inovou e superou as expectativas do público, com a nova proposta de Feira do Conhecimento da Reparação Automotiva foi possível criar um ambiente favorável ao crescimento das empresas, com discussões sobre estratégias para obter o melhor resultado nas oficinas e oportunidades que no mercado de reparação. Segundo o Presidente NEA/ARVESC Roberto Turatti o evento marcou uma nova etapa desta caminhada do grupo, onde a gestão será prioridade, fazendo assim com que as empresas associadas possam melhorar seus resultados, “foi o despertar para um novo foco em muitas oficinas, o foco na Gestão”. Evento contou com a participação de mais de 270 pessoas, vindos de várias cidades de Santa Catarina e dos estados de São Paulo, Porto Alegre, Goiás, Amapá, Fortaleza e Paraná.
Na Edição ENFAUTO 2017 foi apresentado um novo desafio, em um cenário econômico não muito favorável em possível recuperação, o evento apresentou estratégias e tendências do setor de reparação com o objetivo de contrapor as pessimismo e apontar caminhos para o crescimento sustentável com foco na gestão do conhecimento. A Proposta base do evento continuou sendo Aumentar a Produtividade, Lucratividade, Eficiência na Gestão de Equipes, Competitividade no mercado, Criar estratégias de Inovação e Sustentabilidade, Apresentar Ferramentas para gestão do conhecimento, e inovou com o tema “Negócio de Pai para Filho” que foi um Painel apresentando casos de sucessão familiar contando com o Diretor da empresa Catarinense MARISOL que contou a história de sua empresa e como aconteceu o processo de Sucessão Familiar, também outra novidade foi o Desafio Técnico NEA/ARVESC onde os mecânicos da Oficinas Associadas passaram por uma série de avaliações durante 12 meses e concorreram a R$: 35.000,00 em Premiação, a apresentação dos vencedores aconteceu no encerramento da Enfauto. Mais uma edição encerrada e novamente resultados positivos traduzidos em maior público e satisfação dos participantes e parceiros, o evento contou com sua capacidade máxima projetada 300 participantes, seis estados estiveram presentes Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás. Durante o evento muitos foram os depoimentos quanto a qualidade de conteúdo e organização do evento, o que é considerado muito importante para projeção da edição 2019.
A edição 2019 já tem data marcada irá acontecer nos dias 16 e 17 de Agosto, no mesmo local Hotel Internacional Canasvieiras, a proposta é “Ser diferente para Fazer a Diferença” o objetivo é elucidar a necessidade de atitudes diferentes para resultados diferentes, Inovação é uma constante no setor Automotivo porém precisamos aprender a definir prioridades e entender o Sentido Amplo da palavra Inovação, pois Inovar sem contexto é apenas investimento com pouca ou nenhuma possibilidade de retorno, muitas empresas do setor de Reparação Inovam comprando equipamento com alta Tecnologia sobre sistema de Injeção, porém os Mecânicos não terão capacidade Técnica para utilizar por falta de conhecimento Básico, onde talvez a primeira necessidade de Inovação na empresa seria desenvolver um programa de capacitação interno para ensinar todos os técnicos a fundamentação básica sobre os sistemas e utilização de ferramentas e equipamentos existentes na empresa. Esta quebra de paradigma será o foco da ENFAUTO 2019, “Ser Diferente para fazer a Diferença” e não apenas para ser Diferente.
ENFAUTO 2019 - Todos os direitos reservados.